09 março 2009

Mulheres e Bonecas

Um dia depois do dia da mulher, faz anos a mais famosa boneca do mundo. A Barbie. Boneca que começou por ser um verdadeiro veículo feminista e intervencionista, pois quem foi a primeira mulher a ir ao espaço? Ou a candidatar-se para presidente? Foi a Barbie. Sempre uma boneca adaptada à época, bonita, vestida por estilistas.
Mas o que é, hoje em dia, essa boneca feminista? E porque transformações passou?
Aquela que antes era uma boneca que elevava a mulher ao seu expoente máximo, não passa agora de uma boneca que a rebaixa ao seu expoente mínimo.
O dia internacional da mulher serve para nos relembrar que o lugar actualmente ocupado pela mulher no mundo existe à conta de muitas lutas e combates das mulheres, e ao contrário do que já ouvi vários dizer, não penso que seja um tipo de discriminação disfarçado. Não acho que o dia mundial da mulher seja um dia dedicado às mulheres por não terem mais nenhum dia do ano. O dia mundial da mulher serve para lembrar todos os homens e mulheres, de que houve luta. Luta contra o machismo, e a moral instituída.
Temos agora a Barbie. A Barbie já não vai à lua, e já não se candidata a presidente. O que temos agora na Barbie? Uma mulher pintada, repleta de acessórios, com um pónei rosa, um desportivo rosa, roupas rosa, acessórios rosa, um corpo impossível, uma vagina depiladinha, mamas duras, plásticas, e perfeitas, uma cabeça oca que podemos apertar, cabelos loiros e que passa o dia todo na praia ou na piscina! A boneca Barbie mudou de frente! E a antiga boneca feminista e lutadora tornou-se agora um símbolo de todos os estereótipos femininos que vêm da América! Com que ideia ficarão as raparigas de si mesmas? As suas bonecas, as suas queridas amigas bonecas, o que lhes estão a ensinar? Se uma boneca se pode gabar de ser um método de intervenção, não nos podemos queixar que as coisas mudaram a níveis brutais, e que agora temos uma boneca que em vez de parecer uma pessoa, faz com que as pessoas cada vez mais se queiram parecer com uma boneca?
Num dia festejamos as vitórias das mulheres após anos, décadas, séculos de luta, e no dia seguinte, o aniversário de uma boneca que começou revolucionária e activista, para mais tarde, como muita gente que consegue poder, se vender ao sistema, e aceitar a sua vida confortável e sem sentido!
Parabéns mulheres!
Parabéns Barbie!

7 comentários:

  1. Quantas mulheres gostariam de ter escrito este texto.
    No dia a seguir ao dia da mulher ao sair de casa de manhã vi uma mulher árabe com uma burka e o ódio, o nojo e a revolta que senti fizeram-me logo pensar neste texto, porque terá sido???
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. um dia gostava de vos conhecer o problema é que me iam tirara o ouro sim porque a rita guerra nao é pobre se quiserem posso dizer a toda a gente que goste do vosso sait e posso-vos dar ouro so que mudem o que esta no sait seja o que for eu digo desde que mudem os conteodos do sait ok beijos rita guerra amor

    ResponderEliminar
  3. sao horriveis nao prestammmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm com amor MONICA SINTRA

    ResponderEliminar
  4. querem fazer amor comigo entao enviem se sim se nao para andreia11@hotmail.com eu sou boa nao se preocupem á quem diga que sou parecida com a CHAKIRa COM AMOE ANDREIA E NAO SE ESQUEÇAM DE DIZER ONDE NOS VAMOS ENCONTRAR

    ResponderEliminar
  5. SOU EU A ANDREIA EU QUERIA DIZER PARECIDA COM A chakira NAO SEI SE CONHECEM É TIPO A CATARINA FORTADO MAS EU SOU MAIS BONITA ESTOU CHEIA DE RAPAZES A MEUS PÉS

    ResponderEliminar
  6. RTYRTUU OOOOOOOOOOOOOOOOOOOO AAAAAAAAAAAAAA OOOOOOOOOOOOO AAAAAAAAAAAAAAAAAA ESTOUI MUITO DFEOMDPRTYJDN COM O VOSSO DASBEE DERS QUE COMO ESTAO ASSIM

    ResponderEliminar